Rococó
na arquetetura
O rococó é um estilo que teve seu
início na França como desdobramento do barroco. Desenvolveu-se na Europa do
século XVIII, marcado pelo exagero de curvas caprichosas e pela abundância de
componentes decorativos como conchas, laços, flores e folhagens, que davam um
toque de elegância e requinte ao
trabalho. Marcado por suas cores claras
em tons pasteis e douramentos. Reproduzia a vida
mundana da classe nobre da época;Representação de Alegorias; Estilo
decorativo; Trouxe leveza e graça a estrutura das construções com suas texturas
suaves.
Há uma jovialidade na demasia da
decoração, na teatralidade, na refinada artificialidade dos detalhes, e não
conta com a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco. Tenta-se, pelo
exagero, celebrar a alegria de viver, um
espírito que está presente se reflete inclusive
nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma
infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais delicado, como a tranquilidade
da vida nas grandes cortes de Paris ou Viena. O estilo colorido e formoso
prevalece nos adornos da parte interna
das igrejas, palácios e teatros, o estilo rococó rende frutos inquietantes
também na pintura e na escultura. Nas arcadas das igrejas, essas formas foram
muito utilizadas. A expressão máxima do rococó na construção dos palacetes
foram os pequenos pavilhões e abrigos de
caça dos jardins. Edificadas para o lazer dos membros da corte, essas construções
eram decoradas com molduras em forma de argolas e folhas transmitindo
uma atmosfera de mundo ideal. Compondo essa cena dissimulada, surgiam na
cobertura, imitando o céu, imagens bucólicas em tons pastel. A arquitetura
dos irmãos Asam é fundamental dentro do rococó. Tem-se como sendo a melhor representação do estilo, a Kaisersaal do
Palácio de Wurzburg, onde a ornamentação chega a um grau de extravagância quase
quebradiça, tamanha a minúcia. Por meio de adornos ilusionistas e
figuras escultóricas que voam, as paredes quase desaparecem, num efeito mágico
de leveza.Inaugurado em algumas salas de Versalhes, que desenvolve a sua
magnificência em vários edifícios de Paris (especialmente
o Soubise Hotel). Como um marco do rococó bávaro, temos a abadia beneditina
de Ottobeuren, feita pelo arquiteto Baltazar Neumann, arquiteto adepto do
Rococó, que entre sua sobras está a Igreja
dos Santos na Fracônia com uma exuberante decoração Rococó, e sua notável obra,
o palácio da Residência em Wurzburg, destinado a ofuscar todas as demais
luxuosas residências da Alemanha,
tendo bastante semelhança com o palácio de Versalhes, embora seja
fundalmentalmente germânico. A estrutura da construção mostra não apenas a
habiliddade arquetetônica de seu criador, mas também sua maestria como
escultor e estucador.
Kátia Moura – Buritis MG
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