quinta-feira, 3 de julho de 2014

Impressionismo


         Em 1874, na França, deve início o impressionismo, foi um movimento artístico que gerou uma intensa mudança nas artes, influênciando profundamente os artistas do século XX. O movimento deve seu nome extraído de um manifesto maldoso do crítico francês Louis Leroy ao ver uma pintura de Monet, “Impression du Soleil Levant”.
       Os impressionistas, assim chamados, procuravam reproduzir em suas pinturas o resultado da luz do sol sobre a natureza, dessa forma, frequentemente produziam ao ar livre. Para esse gênero de pintura era de primordial importância a habilidade com a qual o sol mudava as cores em um cenário, dessa forma retratavam um cenário por mais de uma vez, sendo em horários diferentes e a cada instante, alcançava se novas nuances. O impressionismo valoriza o contraste e a claridade das cores, destacando a concepção de felicidade e harmonia.
       Para os impressionistas o tema deveria ser reproduzido como se estivessem totamente iluminados pelo sol destacando as cores da natureza. E ainda, as figuras não deveriam ter contornos definidos, não utilizando se o preto, tabém as sombras deveriam ser iluminadas e coloridas.
       A princípio esse  estilo de pintura não foi bem aceito pelo público. Em Paris, em abril de 1874, o público reagiu muito mal em uma primeira exposição realizada pelos impressionistas, pois ainda se atentavam apenas aos princípios acadêmicos da pintura.
       Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vicent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, e outros. No Brasíl o representante maior do impressionismo foi Eliseu Visconti, adaptou as formas do movimento de acordo com a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.
Kátia Moura - Buritis


www.infoescola.com › 
Artes  Movimentos Artísticos


Clique para fechar    Clique para fechar

Nenhum comentário:

Postar um comentário