quinta-feira, 10 de julho de 2014

Arte no Brasil - Adriana de Melo Rocha




 A história da Arte no Brasil 

Aluna: Adriana de Melo Rocha


O Brasil da era pré-histórica trazia artes rupestres encontradas em vários estados brasileiros, de características comuns a outros povos e regiões, provando a arte de 60 mil anos, que findou com a chegada dos europeus a estas terras.
Enquanto as primeiras páginas da história brasileira eram escritas por estrangeiros do Velho Mundo, alguns pouco artistas, também estrangeiros, procuravam paisagens, costumes, personagens e imagens que saciassem a curiosidade de seus patrocinadores d’além-mar. Tão exóticas quanto nossa terra eram essas imagens.
            No entanto, a Abaporu, aos Bichos de Lygia, muito tempo se passou em movimentos de ir e vir entre o novo e o velho mundo e, na alquimia das culturas e na miscigenação das gentes, a Arte brasileira edificou suas bases, construiu e reconstruiu ideias, imagens e conceitos.
            No Brasil colonial, pode-se perceber, por exemplo, a representação da flora, fauna, pessoas e costumes, feitas por estrangeiros, como Frans Post e Albert Eckhout, que, a este ponto de vista, representa um trabalho de arte européia, realizada no Brasil e que cria um paralelo entre o Renascimento Europeu e o Barroco Brasileiro, que começava a despontar, graças aos padres jesuítas portugueses. Com a criação de mosteiros e igrejas, muitas obras despontaram nas oficinas de escultura e pintura, diferindo-se de acordo com a região. Ou seja, nas regiões litorâneas, o barroco apresentava influência européia, enquanto que no interior, possuía características nacionais.
            Considerando tais questões, deve-se viabilizar, dentro do conteúdo de História da Arte nas escolas, conceitos e características nas formas mais diversas de recursos e práticas didáticas. Apresentação de obras brasileiras, autores, textos, análises, críticas e visitas a museus e centros históricos são de suma importância para que cada indivíduo perceba a arte brasileira, seu papel na construção da sociedade artística e expressiva do país e do mundo.
            É, portanto,essencial, que os alunos e estudantes em geral, tenham a oportunidade de identificar a história da Arte Brasileira, seu contexto, autores e influências, de forma que tudo isto seja percebido no cotidiano e no jeito de agir, pensar e ser do povo brasileiro.
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário